Lúpus
- Dra. Michelle Lise

- 19 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Lúpus é o nome de uma doença inflamatória, em que o próprio corpo agride o corpo, ou seja, é uma doença autoimune. O tipo de sintoma que a pessoa desenvolve, depende do tipo de auto anticorpo que a pessoa tem.
Diversos órgãos podem ser atingidos, como os rins, olhos, coração, cérebro e a pele. Assim, o tratamento também depende do tipo de lúpus e dos órgãos afetados.
Fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento e as mulheres são muito mais acometidas, em geral entre 20 e 45 anos.
Muitos pacientes sofrem com fotossensibilidade, uma sensibilidade muito grande à luz solar. Por isso, precisam usar protetor solar, roupas, óculos e evitar a exposição.
As lesões de pele ocorrem em cerca de 80% dos casos. Uma das marcas do lúpus cutâneo é a face com asa de borboleta, ou seja, vermelhidão na área das bochechas e nariz pela sensibilidade à luz. Sintomas como queda de cabelo, dores articulares, febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo podem estar presentes.
O diagnóstico é feito pelo médico pela história e exame físico e pelos exames de sangue e urina.










Comentários