Doença mão-pé-boca
- Dra. Michelle Lise
- 5 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Estamos com aumento de casos da doença mão pé boca no RS, com surtos em creches e escolas infantis.
Ela é causada por uma infecção viral sendo mais comum em menores de 5 anos. O período de incubação varia entre 1 e 7 dias.
A transmissão se dá por contato com fezes, saliva, secreções, objetos ou alimentos contaminados e ocorre por mais de 4 semanas após a resolução dos sintomas. Assim, a melhor maneira de evitar a infecção é a lavagem constante das mãos e objetos que entraram em contato com o doente.
Os sintomas incluem febre alta, lesões tipo pequenas bolhas nas palmas e plantas, bem como, na boca e garganta gerando dificuldade para alimentação e vermelhidão nas nádegas e região genital. Mal estar, vômito e diarreia podem ocorrer.
Os sintomas duram de 5 a 7 dias com resolução espontânea e o tratamento inclui reforço na hidratação, repouso e alimentação leve.
As crianças podem continuar a frequentar creches e escolas desde que: não tenham febre, não tenham excesso de salivação com feridas na boca e se sintam bem o suficiente para participar das atividades da sala de aula.
Crianças menores de 6 meses, com doenças autoimunes, que não estão se hidratando ou que estejam com sintomas severos devem procurar atendimento médico.

Comments